quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O que é Felicidade?

À alguns dias, conversando com um amigo de tempos, que também tem um Blog muito bacana...lhe propus uma brincadeira;
Eu escolheria um tema para ele escrever e postar em seu blog, assim como ele faria o mesmo comigo.
Meu tema sugerido por ele, é sobre a Felicidade, “ O que é Felicidade!”...

Aqui vamos nós...( essa é pra você!).

Felicidade:
(latim felicitas)
1. Concurso de circunstâncias que causam ventura.
2. Estado da pessoa feliz.
3. Sorte.
4. Ventura, dita.
5. Bom êxito.
a felicidade eterna: a bem-aventurança.
Nos dias atuais, falar em felicidade se tornou um debate sem fim, e percebo que a cada dia se formam conceitos de felicidade e de como adquiri-la! Criou-se um mercado em torno deste tema que aflige a humanidade no geral!
Quando somos crianças mal sabemos que felicidade das mais puras e divertidas, são nossos anos de pureza infantil! Mas somos educados num conceito já pré determinado pela sociedade de que ao crescermos “ temos que dar certo”! e esse “ dar certo” é meio que um paradigma que deveríamos nos opor! Somos programados à crescer, estudar, nos formarmos em uma facul, namorarmos...e casarmos!
A questão dos pais desejarem que os filhos “dêem certo” se tornou um caminho de mão única. Dar certo para muitos dos pais, é se formarem, se casarem....terem filhos....terem sucesso financeiro!! Não se envolverem com drogas....não se tornarem marginais...
Mas o paradigma se estende à muito mais do que o que se deseja os pais e o que nós , como seres humanos queremos....sentimos....temos!
Ser feliz....ter felicidade...buscá-la....perdê-la! Qual será o segredo desta palavra tão simples que nos significa tanto??
Por que depositamos nossos planos e vidas em busca de nossa felicidade? E por que, a maioria, nunca consegue ser feliz em tempo real....Por que sempre estamos nos convencendo de que o dinheiro, a casa própria, o bom trabalho, a roupa de marca ou o namorado(a) é que nos permitirá sermos felizes??!! E assim, a tão sonhada felicidade vai ficando sempre pra amanhã!
Felicidade : buscá-la....ou vivê-la?
Para mim, vai a dica:
FELICIDADE É UM MOMENTO, UM PERÍODO, UM ACONTECIMENTO, UMA LEMBRANÇA BOA, UM SENTIMENTO GOSTOSO, UM APEGO DE DESEJO, UMA CONQUISTA....
FELICIDADE É UM ESTADO DE ESPÍRITO....SEU... ÚNICO... INDIVIDUAL, QUE SE TRANSFORMA EM COLETIVIDADE QUANDO PARTE DE VOCÊ PARA COM OS QUE ESTÃO À SUA VOLTA, POIS TU EXALAS O PERFUME DA FELICIDADE....
FELICIDADE É SEMPRE AGORA...FOI ONTEM....VIRÁ AMANHÃ!
ELA NÃO TEM HORA MARCADA, NEM TEMPO DETERMINADO, ELA É DETERMINADA POR NÓS, ELA FICA O TEMPO QUE PERMITIMOS, ELA PODE VIR DIARIAMENTE E PERMANECER, SÓ DEPENDE DE NÓS.
FELICIDADE É AMAR....FELICIDADE É ACORDAR...FELICIDADE É TER, PODER, FAZER...É SENTIR, OUVIR E FALAR...PODEMOS FAZER DE NOSSOS DIAS MAIS FELIZES..BASTA NOS ALIMENTARMOS DE FELICIDADE!


Entrando um pouco mais profundamente no sentido da palavra, existem os termos ÁGAPE e ALEPH!
Ágape é o AMOR puro, àquele que flui intensamente, sem interesses, nem troca...apenas se ama por crer que o amor move o todo e tudo! Ágape é o amor que Deus tem pelos seus filhos!
ALEPH representa o momento, o agora, o acontecimento, os elementos naturais...o sentimento, ,o ser...o ter....
Aleph é o todo, o tudo! O começo, a continuidade, o fim!
Ágape e Aleph são representantes íntegros da Felicidade!
Devemos nos ater ao Amor Ágape e viver o Aleph!
O amor Ágape sempre nos levará à Aleph....e consequentemente, seguindo esta via, sempre estaremos na direção da paz, do amor, da fraternidade, da caridade...e obviamente, da felicidade!


Ser Feliz, Ter Felicidade é uma escolha....porém, não se pode buscar o termo “ felicidade ou ser feliz” em coisas materiais ou conquistas financeiras!
A Felicidade não mora na casa própria, pois se assim fosse, as belas mansões que existem por ai, seriam um núcleo de felicidade....e por vezes, sabemos que ali, mora uma família distante, desunida, solitária e com muitos problemas!
A felicidade não vem no carro zero e de luxo!
E também não vem com o salário exorbitante que ralamos 15, 18 horas trabalhando diariamente....
Amigos...meus amigos...
A FELICIDADE não vem de lugar nenhum.....senão....de você mesmo! Ela vem de dentro! Ela é pura conseqüência daquilo que fazemos, sentimos e acreditamos!
É um ciclo de vida que nos permite senti-la...pois aqui, tudo o que se planta, se colhe...e se você semeia bem, planta e cultiva coisas boas....é obvio que você colherá excepcionalmente bem!
E quando fazemos o bem, o bem volta pra nós mesmos....isso sim é uma via de mão dupla, tudo o que fazemos e sentimos lançamos ao universo, e este, por sua vez, vibra com aquilo que recebe...
Se sempre emanamos vibrações positivas, sempre teremos à nossa volta positividade!
Isso é a coletividade...se vivêssemos de forma que jamais nos esquecêssemos que “somos UM” saberíamos que nos bastava apenas cuidar daquilo que fazemos, de nossas atitudes....para que sempre possamos lançar ao universo....FELICIDADE!!
Se Felicidade é um momento....um estado de espírito...posso afirmar que, se você se determinar, segundo aquilo que crê, sua atitudes e caráter, você tem o poder de escolher ser Feliz a cada minuto!!...
Você escolhe....você vive ou não feliz....mesmo com todos os problemas diários que temos....ainda assim, podemos escolher ser Feliz, pois me digam...
“ Quem disse que seria fácil?”...porém, “ se fosse tão fácil, não teria graça!”....

Shabbat shalom (שַׁבָּת שָׁלוֹם)

14 comentários:

Roberta disse...

Aii Clau, como eu queria ter o dom de ser feliz independente das coisas e pessoas à minha volta.

Paulo Joaquim disse...

Muito bem, ótimo texto.
Agora espero que seu amigo, escreva algo a contento.
Felicidade finalmente é estar aqui agora, é poder fazer tudo o que estiver ao nosso alcance pelos menos favorecidos.
É beijar, amar, transar, comer, beber bom vinho, é se deslumbrar com coisas pequenas e belas.
É saber que a humanidade é minha irmã, e como todos os irmãos às vezes vamos nos desentender.
Porem buscar e construir felicidade significa estar de bem com o universo sobre nossas cabeças e com o universo á nossa volta.
ALEPH. Isso é tudo em tudo, e mais um pouco.
Beijos, lindo texto.

Rob Novak disse...

Olá Clau!

Felicidade é algo extremamente subjetivo mesmo, pois depende da percepção de cada um.
Uma coisa é certa: cercar-se de bens materiais e amigos de momento não são formas concretas de se bastar.

Obrigado pela visita ao meu blog! Fique à vontade em voltar mais vezes e ler meus escritos. Também estou te seguindo :)
Bjo

Vi e Ouvi Por Ai disse...

Felicidade é um estado de espírito que vem de cada um... como encontrar a felicidade? nada melhor do que encontrar em si mesmo e ver o que te faz feliz em determinados momentos, pois como dizia o músico e poeta: "Tristeza não tem fim, felicidade sim!"

Beijosss

Vivian

Michele Pupo disse...

E já que estamos a falar de coincidências Clau, também escrevi algo sobre a felicidade há algum tempo. É realmente um assunto complexo.
Caso tenha curiosidade:
http://profmieseusdesvaneios.blogspot.com/2010/01/sobre-felicidade.html


Um abraço,

Eraldo Paulino disse...

Uau. Um texto bastante abrangente. Quando ia lendo, ia pensando em comentar uma coisa e logo em seguida via que você falava. Enfim, um texto completo.

Obrigado pela visita. A Michele é uma fofa mesmo. Bjs!

Sentir-se Amado disse...

Oi Clau!
Adorei esse texto! E concordo com vc: felicidade é um momento!
E que a gente tenha muuuuuuitos momentos de felicidade!!! =)

Bjo grande!

Caleidoscópio de Idéias disse...

Falastes tudo. Muitas pessoas estão tão preocupadas em reclamar de suas vidas que esquecem de ser feliz e que essa felicidade pode está ali no sorriso de uma criança em sua frente no ônibus. Deixar-se encantar pelos pequenos e bons momentos da vida.
beijos.

Sara disse...

C. achei muito interessante todas as palavras, e as variedades de seus blogs...também trabalho no ramo dos automóveis, e apesar das máquinas serem necessárias em nossas vidas, acredito que o essencial é o sentimento humano. Beijinho!

Déia disse...

olá,

vim te conhecer e agradecer sua visita!
Pois é, todos buscam a felicidade e muitas vezes, nem sabemos defini-la.
Eu acho que a felicidade realmente é feita de pequenos momentos e os mais simples possíveis...

Mil beijos

Adison Ferrera disse...

Primeiro lugar, prazer em conhecer seus textos.Aproveito também para agradecer a visita em meu blog.E já que o assunto é felicidade, a dica é: vamos priorizá-la SEMPRE.Afinal, sem medo de clichê, o que vale nessa vida é ser feliz.

Alline disse...

Cheguei!
Felicidade é o que você listou - com propriedade! Além de tudo isso, é uma palavrinha muito bonita. Não é não? ;)

Beeeeeeeeijo

Elaine Gaissler disse...

Oi Clau!
Escolheste bem tuas palavras e consequentemente foste feliz nelas rs...Ótimo texto!
Abraço.

Tavany Vieira :D disse...

Adorei o texto *-*
Felicidade, é algo tão simples e com tantas definições

:*