terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Amor se Vive Assim


O significado da palavra Concórdia é um acordo de sentimentos e de vontades; Paz, Harmonia, Entendimento: restabelecer a concórdia entre as pessoas.

Para a Filosofia a Concórdia tem como conceituação UNIR Coração com Coração com o propósito de União em prol de um Bem Maior.
Mais fácil de perceber o significado da palavra Concórdia quando se coloca o antônimo de Concórdia: Discórdia!!
Essa todo mundo conhece!
Gratuitamente gera o mal estar, o desconforto.
A Concórdia é quando sem esperar nada em troca nos doamos, em conjunto com outras pessoas que compartilham do mesmo ideal, nosso coração e nosso esforço.
Pensamos nas pessoas que amamos e que sentimos uma ligação enorme, uma harmonia... pensamos nas brigas que temos com quem amamos. Há a quebra da Concórdia? Não há concórdia e é tudo uma questão de afinidade?
Quando há união e harmonia com as pessoas que amamos e somos amados de volta, a discussão em busca de um ponto de equilíbrio é Concórdia.
Buscamos o amor entre nós, a paz mútua...queremos achar o caminho do meio, caminho da perfeição como apregoou Buda, para viver bem com os que nos são próximos e distantes. A Concórdia nos leva a viver em harmonia e paz com a humanidade, buscando sempre o bem e a união.
Sendo isto;
A Concórdia gera o Ponto de Equilíbrio que tanto necessitamos, buscamos, e idealizamos para nossas vidas, nossos momentos....nosso mundo!
Há que se pnsar que:
Quando julgamos....quando apontamos....quando direcionamos palavras e atitudes para com outros, quando deixamos a gentileza de lado....quando nos achamos no direito de decidir pelo próximo, quando nos achamos no direito de deduzir o que é certo ou errado para o próximo....quando somos capazes de tachar, manipular, expressar em forma de atitudes e sentimentos fatos que digam respeito à quem quer que seja....quando nos tornamos egoístas, quando não somos complacentes com o direito de ir e vir do nosso próximo.....enfim, quando agimos de forma invasiva e desrespeitosa perante a vida de qualquer pessoa que passe pelo nosso caminho, sendo queridos ou não por nós, conhecidos e parte de nosso convívio ou simplesmente estranhos....estamos certamente praticando a DISCÓRDIA!
Não há melhor maneira de chamar a atenção à Concórdia, se não, falando sobre a Discórdia!
No dia a dia nos debatemos em discórdia, em atos e gestos, em pensamentos e sentimentos...em lutas momentâneas de desejos e conquistas....
Pessoas se permitem achar que tem o direito de ir e vir, sem se lembrar que seus direitos, terminam, onde começa o do outro!!
Pessoas se acham capazes e donas de razão para decidir o que é melhor para o outro...em se meterem na vida destas, em manipularem situações e desencontros para que alcancem seus desejos e sonhos!
É impressionante como o Ser Humano...foge extremamente do SER HUMANO de coração, de alma, de caráter.....
Ser humano não é apenas um codinome nos dado como raça ou espécie.....
SER....fazer....sentir.....se permitir......SER HUMANO!!!
Deixamos de ser humanos quando manipulamos pessoas, coisas, situações em favor próprio, em interesses próprios que nos fazem crer que podemos atravessar a vida de outra pessoa, sem sequer imaginar o quanto estamos invadindo sua privacidade, o quanto estamos desrespeitando nosso próximo, o quanto estamos sendo egoístas em pensar, deduzir e agir de maneira que mudemos o trajeto de historia desta pessoa, tentando alcançar nossos desejos e sonhos, ou simplesmente.....satisfazendo nosso desejo de entendimento, vingança ou conquista.....
Não há discórdia pior, não há atitude mais baixa e pequena de espírito do que quando nos permitimos mudar a rota de uma pessoa, de uma vida...de um sonho!



A Concórdia nos leva ao equilíbrio, ao respeito mutuo, a exata harmonia de ser, ter, sentir...viver...

Seja no trabalho, seja com amigos....sejam numa roda de bar regada á cerveja.....seja ela no Amor....
A Concórdia é o caminho da Verdade e da Vida com exatidão.
Não há meio de sermos limpos, íntegros e felizes senão pela Concórdia!
Aceitar ...respeitar....apoiar....admirar nosso próximo pelo que ele é e faz em sua vida....é o auge da Concórdia!
Nossos pais, com suas mentes e educação...
Nossos amigos com suas índoles e atitudes....
Nossas relações interpessoais, profissionais e em sociedade.....
Nossos ex amores....
Nossos ex amigos....
Nossos dessabores....
Seja qual for a situação, é a Concórdia que deve sempre prevalecer em nossos corações, sendo esta, o sentimento de RESPEITO PELO PROXIMO que vive e reina em nós!
O termino de uma relação, o desapego por uma pessoa....o desamor que surge em nossos caminhos quando amamos e deixamos de amar...por mais dolorido que possa parecer, sempre nos leva ao caminho do crescimento, da grandeza e do amor verdadeiro...
Nosso mal é enxergar as situações como PERDA e não como fim de uma fase....
Muitas vezes quando perdemos, é quando mais ganhamos!!!
No ato de sua dor, desilusão, desejo e sonho....jamais se considere no direito de manipular pessoas, vidas e situações em favor daquilo que VOCÊ acredite ser melhor para VOCÊ!
Jamais se esqueça:
“O Seu Direito Termina Quando Começa o do Outro!”
“ Concórdia é um Acordo de Sentimentos e de Vontades! Paz, Harmonia, Entendimento...”
Para se viver em Concórdia é necessário entender que devemos ser felizes com a felicidade do próximo, que devemos amar sem querer nada em troca, que devemos nos doar por nos sentirmos capazes e portadores de um amor sem limites, onde o que move a roda da vida, é simples e puramente viver.....em harmonia....em paz....e em conjunto!
Amar é respeitar....e amor e respeito caminham juntos...
Quando amamos verdadeiramente, deixamos livres....e somos felizes pela liberdade que propomos e vivemos....
Amor não é posse!
Amor jamais será manipulação, muito menos humilhação!
Amor é Concórdia!
É viver em Concórdia com quem se ama, deixando livre....vendo voar....admirando suas cores e formas....e tendo o amor verdadeiro dentro do coração, não em suas mãos!



Que a Concórdia permeie nossos corações....almas e pensamentos.
Que ela seja sempre o foco para qual nossas vidas caminham...
E que a liberdade do próximo seja sempre a razão pela qual se vive e se é feliz!




“ NÃO SE PODE MANTER A PAZ PELA FORÇA....


MAS SIM PELA CONCÓRDIA....”



Albert Einstein



Verdadeiramente.....

C M






Um comentário:

Camaleoa disse...

Amor que só cresce, admiração que só aumenta!
Sempre!
NEOQUEAV!